Cinema, Séries, Comics, Mangas, Animes, Hq, Livros, Games.

  • Breaking News

    sexta-feira, 26 de maio de 2017

    Wanted! - Uma conexão sentimental com Eiichiro Oda

    Afinal, todas as pessoas são apenas... pessoas



    É importante dizer logo de início que esse texto é um tanto pessoal, diferente dos outros que fiz sobre mangás do mercado editorial brasileiro aqui na Crunchyroll.pt.

    Eu nunca fui fã de One Piece. Na verdade, eu nunca fui atrás mesmo de ler o mangá ou ver o anime, já que quando eu tinha idade pra começar a acompanhar, a obra já estava com um número relativamente alto de episódios e de capítulos. E bom, sempre tem aquela síndrome de underground que você se força a não conhecer um título considerado “mainstream”.

    Com isso, Wanted! (publicado no Brasil pela Panini) foi meu primeiro contato “oficial” com o mestre Oda, cerca de 12 anos depois de me interessar e começar a entrar no mundo dos animes e mangás. Para os fãs da magnum opus do mangaká, peço perdão por não ter reparado em tamanha genialidade em certos aspectos do trabalho do mesmo.

    A obra é uma coletânea de histórias curtas do autor, mais conhecido pelo seu mangá One Piece. Os contos são curtos (de 32 a 46 páginas) e possuem um enredo fechado, sem continuação, se limitando em apenas um capítulo cada. Os títulos são:

    Wanted!
    Um Inevitável Presente de Deus
    A Noite do Demônio
    Monsters
    Romance Dawn

    ATENÇÃO: o texto abaixo NÃO contém spoilers!

    Apesar de histórias interessantes, engraçadas e bem criativas, todas parecem apenas um suporte para os sentimentos do autor. Isso porque, ao final de cada conto, Eiichiro Oda faz comentários sobre o mesmo, situa o leitor sobre o determinado momento em que a ideia sobre o capítulo veio e a origem dela, que em alguns casos é bem inusitada.






    Esses comentários não só nos coloca em uma posição próxima de Oda, como o faz humano. Muitas vezes acabamos endeusando uma pessoa famosa, tornando ela algo inalcançável e totalmente diferente de nós, mas esquecemos do mais importante: ela é só uma pessoa. Os comentários de Wanted! mostram o mestre como alguém comum, que vive, erra, acerta e possui o mesmo senso de humor, assim como qualquer um. Essa humanidade nos deixa ainda mais curiosos sobre o autor, e nos faz reler os contos comentados para absorvermos a história com “outra cabeça”.

    É engraçado ver que muitas das obras acabaram surgindo de uma vontade de desenhar apenas certa cena específica ou até de assunto aparentemente aleatório que surgiu do nada da mente do autor. Essa espontaneidade é importante pois ajuda a mostrar tamanha criatividade de Oda, que transforma a vontade de desenhar um prédio explodindo em uma história completa, fechada, com a quantidade certa de comédia e tensão. Além, é claro, de provar que ele era um jovem como qualquer outro.






    A evolução do desenho do autor é bem explícita. O primeiro conto traz dois gêneros que muitas vezes são unidos de maneira fraca, mas que o autor consegue unir com sucesso: ação e comédia. Apesar de ainda jovem na época, Oda possuía uma grande noção de movimento e velocidade, fazendo com que as cenas de ação (que, para falar a verdade, são um tanto básicas) funcionassem de um modo impecável.

    Além das cenas de tiros, temos também as de comédia. Os traços nem um pouco amadores do mestre conseguem trazer risadas, com seus famosos rostos bem caricaturados e usados de maneira extrema e espalhafatosa. As situações surpreendentes com alguns plot twists marcam presença não só no primeiro conto, mas sim em toda a coletânea.






    Uma curiosidade vai atiçar a atenção dos fãs da maior obra do autor: o último conto da compilação (Romance Dawn) é uma espécie de protótipo de One Piece. A obra consegue, em poucas páginas, trazer uma história repleta de ação e comédia que deixa qualquer um sedento por mais e mais sobre o universo apresentado, além dos personagens, que são extremamente cativantes e possuem características bem distintas.

    Aliás, apesar do vilão ser bem construído e a equipe do navio conseguir ser um organismo único, Luffy é, com toda a certeza, o maior destaque, roubando toda a atenção do conto. Ele possui um carisma sem igual, uma inocência e ao mesmo tempo a coragem de um verdadeiro pirata. Sua condição e sua história são bem inseridas no enredo,o que deixa tudo bem fluido e instiga a curiosidade do leitor. No fim, o romance funcionou e estou indo atrás de One Piece.







    Wanted! é uma ótima obra para nos aproximarmos sentimentalmente do mestre Eiichiro Oda, olhando e admirando-o com outros olhos (sem contar que é um ótimo ponto de partida para os que desconhecem os trabalhos dele). A coletânea é bem mais que um conjunto de contos curtos do autor: é uma prova de humanidade e uma coleção de sentimentos, marcando momentos importantes para a vida do mangaká.





    Wanted!

    Autor(a): Eiichiro Oda
    Editora: Panini
    Publicação: março/2017
    Demografia: Shounen
    Revista: Shounen Jump
    Formato: 13,5 x 20 cm - 208 páginas
    Papel: jornal
    Número de volumes: 1
    Preço sugerido: R$ 13,90















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture