Divulgação. © Nickelodeon |
A Kenya Film Classification Board (KFCB), entidade responsável por fiscalizar as mídias audiovisuais da República do Quênia, país da África Oriental, anunciou na segunda-feira o banimento de diversos desenhos da Nickelodeon e Cartoon Network no país.
The Loud House, Avatar: A Lenda de Korra, Hey Arnold!, Steven Universo e Hora de Aventura foram banidos do país por promoverem a homossexualidade, o que é proibido pelas leis do país e diretrizes da KFCB. De acordo com o órgão, “Os programas citados influenciam crianças com mensagens sutis para corromper seu julgamento moral da instituição da família“. A entidade também diz que os programas foram classificados como apropriados para crianças, quando “A maior parte dos pais no Quênia pode não estar cientes de que os programas infantis estão cooperando com mensagens retrógradas e bizarras para promover o grupo LGBT no país“.
A KFCB mandou uma carta à Multichoice, dona das maiores operadoras de TV no país, pedindo para que a transmissão dos programas mencionados seja interrompida, dado à sua classificação inadequada e inconsistente com as normas do órgão regulador. No dia seguinte, a Multichoice informou em comunicado que “Em conjunto com nossas medidas internas de controle de qualidade, também asseguramos que todos os fornecedores terceirizados sejam informados adequadamente sobre os requisitos e provisões regulamentares específicos do país,” entrando em contato com as programadoras, que estão cientes da situação.
A Viacom International Media Networks (VIMN) Africa, respondendo em nome dos canais Nickelodeon e Nicktoons, anunciou que reconhece as preocupações e suspenderá as séries em questão. “Enquanto exploramos uma variedade de opções, serão suspensas as transmissões das séries em questão na África. Enquanto Viacom International Media Networks (VIMN) Africa e Nickelodeon Africa estão comprometidas com a diversidade e inclusão, VIMN também respeita a variedade de culturas e códigos regulatórios dos mercadores em que operamos”.
A Turner fez questão de deixar que a programação do Cartoon Network no país e em qualquer lugar do mundo é construída para um público em geral, não sendo inadequada para crianças: “Com relação às questões levantadas pelos clientes, asseguramos que nossos canais e programação sejam apropriados para crianças e não contenham conteúdo e mensagens inadequadas. Na África, como em todos os mercados, sempre procuramos respeitar as leis locais, culturas e sensibilidades e, em alguns casos, isso significa que temos de exibir versões modificadas dos programas originais dos Estados Unidos. Estamos constantemente recebendo feedback de nossas audiências para assegurar que este é um caso e uma responsabilidade que levamos seriamente”. Indicando que não devem parar de exibir as séries, mas se utilizar de mecanismos de censura.
The Loud House já é censurado pela Nickelodeon na África Subsariana, onde todos os episódios em que os dois pais de Clyde aparecem são ignorados pelo canal. Steven Universo é editado em diversos países, inclusive no Reino Unido, onde uma cena de dança entre duas gems foi cortada, o mesmo para todos os outros programas da lista, que são uma boa representação da sociedade americana atual, o que acaba causando problemas em territórios como a Rússia e África, em que a diversidade de gênero chega a ser proibida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário